Resultado de imagem para maçonaria e Igreja catolica livro 





Hoje, li o livro acima que descreve a maçonaria no Brasil e um pouco da sua atuação no mundo. Bom o percebi que a maçonaria em si não tem ligação com aspecto espiritual nosso, mas si no sentido racional e moral e ainda a noção de Deus é totalmente relativo, mas há ainda a linha regular e a irregular. Outro ponto que o autor cita é que a maçonaria no Brasil perdeu muito com o passar do tempo em relação a tempo atrás onde a maioria de seus membros eram compostos do membros da Igreja que tinham o pensamento revolucionário e por isso participavam da maçonaria, logo a maçonaria perdeu muito sua influência devidos sua divisões internas.





O livro conta um pouco do histórico da sociedade, mas há certos pontos não foram descritos já que há uma mistura com história reais e fatos que não se sabe se é verdade com suas origens com os cavaleiros templários. Outros pontos citados é que a maçonaria no Brasil segue o rito escocês e que Frei Caneca participava ativamente da maçonaria em Pernambuco ( lembrando nesta época que fundavam grupos maçons eram membros da Igreja que tinha o pensamento revolucionário e faziam reuniões neste sentido ) até mesmo o ideal pela republica era idealizados por estes religiosos.





Outro ponto citado é que continua a definição da Igreja sobre que é maçom, mas é católico também, o magistério diz que é totalmente impossível ser maçom e fiel devido certos pontos como o relativismo perante certas verdade de fé cristã, apesar da maçonaria regular acredita em um Deus que elas chamam de Grande Arquiteto do Universo e na existência da alma.





Livro vai bem nos ponto chaves não se pretendo a detalhes, assim convido você a lê para tirar mais duvidas sobre o que a Igreja sabe e pensa sobre a maçonaria.





Fontes:





Maçonaria e Igreja Católica. João Evangelista Martins Terra. Editora Santurário. 1996

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top