Se formos fazer uma análise dos grupos presentes dentro da Igreja, tanto de fiéis leigos e religiosos, vamos nos deparar com 3 vertentes existentes: tradicionais/conservadores, progressistas e carismáticos.



 


Tradicionalistas e Conservadores 


Estes grupos se formos notar estão presentes na Igreja deste a sua fundação, como a própria palavra diz tradição, ou seja, seguem os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, ou seja, são ensinamentos transmitidos em todos os tempos da Igreja, podemos notar aqui os sacramentos:  o batismo, a confirmação, a eucaristia, a penitência, a unção dos enfermos, a ordem e o matrimônio.


Logo, podemos notar aqui que os tradicionalistas, não são muito de se aprofundar em questões de cunho muito espirituais, como por exemplo, sentir a presença de um anjo até mesmo receber um carisma, mas buscam ler o Livro Sagrado, vão a missa ou até mesmo participar de grupos e pastorais da Igreja e estudam o Catecismo e é desse grupo que surgem os sacerdotes e religiosos.

Há também os conservadores que cito aqui como uma sub vertente dos tradicionalistas, são aqueles participam pelos ao menos a Missa e é exatamente neste grupo que as seitas protestantes "bombardeiam" de distorção do Evangelho tentando mudar os ensinamentos da Igreja para com os fiéis leigos. 


Progressistas

Já este grupo se pesquisarmos surgiu nos períodos das ditaduras que assolaram determinados países, mais os latinos e muito que é dito na internet leva a crer que foi criado no Peru pelo Gustavo Gutiérrez, mas a outras fontes que citam o serviço secreto a KGB, infiltrada dentro da Igreja em alguns grupos de religiosos ( jesuítas e outros ) , disseminaram uma ideia de luta política, em que Jesus veio para os pobres e não para os ricos, um tipo de pensamento marxista no coração da comunidade cristã. 

Notamos aqui um rompimento com os tradicionais e conservadores, podemos notar que de certo modo incentivam luta entre classes propriamente dito, até com o uso de armas, mas como notamos estes de certo modo estes estão querendo mudar todo o sistema por meio da cultura mundana e materialista.


Carismáticos


Estes surgiriam nos EUA, basicamente um grupo de alunos de uma faculdade desejaram fazer um experiencia de batismo no Espírito Santo como os pentecostais faziam. Na verdade, este tipo de experiencia já ocorriam nos tempos dos apóstolos e Jesus, por exemplo, falar línguas ou dialetos de outros países, entrarem em repouso, fazer exorcismo entre outros dons próprio do Espírito.

O que tenho percebido aqui neste grupo são em sua maioria ou já foram em centros espiritas e comunidades evangélicas pentecostais, em busca de sentir Jesus e é neste grupo que fies evangélicos veem para a Igreja, assim como antigos seguidores no espiritismo que voltam para a comunidade Católica o interessante notar um exemplo disso é que o Monsenhor Jonas Abib, tem um histórico de vivência no espiritismo (livro Sim, Sim! Não, Não!) e são chamados carismáticos pois estes dons espirituais se chamam carismas, assim cito essa questão dos católicos que tiveram contato com espiritas, pois conheço pessoas que buscavam esse contato espiritual, muitas pessoas convertidas ao Catolicismo buscaram conhecer essas realidades espirituais até mesmo conhecer o em parte o ocultismo. 


Autor: Anderson Sampaio - Editado em 26/10/2022


Fonte:

https://www.brasildefatope.com.br/2021/09/21/vozes-populares-o-que-defendem-os-cristaos-progressistas

Ex-espião da União Soviética: Nós criamos a Teologia da Libertação (acidigital.com)



0 comentários:

Postar um comentário

 
Top