Exercícios espituais

Não a forma mais sincera de praticar nossa fé através de exercicios, assim após pesquisas sobre o tema foram encontrados 7 exercicios espirituais para fortalecer a nossa fé através da pratica. Devemos realiza-mos de forma serena e com determinação, mais não e impossivél como São Francisco disse: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e
de repente você estará fazendo o impossível."

Exercícios espirituais - 1

“Exercícios espirituais - “Aos que sofrem em esperar”

1. Durante um dia inteiro, procure estar atento a todas as situações que acontecem e geralmente angustiam você e o desanimam. Faça o propósito de não se deixar abater e, quando se sentir tentado, pense que Jesus está no controle da situação. E, então, repita para você mesmo: “Jesus, eu confio em Vós!”. Deixe-se conduzir por Deus e sinta a sua presença. Tente fazer isso várias vezes, durante o dia.

2. Pense naquela situação que sempre acontece com você e que você já desistiu de tentar mudar. Antecipe-se, imagine-a acontecendo novamente e reze por ela, peça a Jesus que a transforme e que lhe dê forças para enfrentá-la com ânimo. Procure imaginar o que você vai dizer e o que você vai fazer quando essa situação se repetir. E, quando ela chegar, aja segundo o que Deus lhe mostrou. As situações e pessoas à nossa volta mudam, quando nós mudamos primeiro.

3. Há mais alegria em dar que em receber. Escolha uma pessoa que você conhece e sabe que está perdendo a esperença, procure dar a elauma palavra de ânimo ou gesto de carinho que a reanime. Es esta pessoa aceitar, ore com ela. Você verá que Des lhedará cem vezes mais qualquer coisa que faça em favor de alguém. Volte a interceder e a se alegrar, pois isso será uma conquista da sua esperança.

4. Uma oração para todos os dias desta semana: “Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor me dará a salvação eterna e todas as graças necessárias para consegui-la, porque o Senhor, que é infinitamente bom e poderoso, prometeu isso a que obedecer a Seu Filho Jesus e a Sua Santa Palavra, como eu estou disposto a fazer com a Sua ajuda. Amém.”

Exercícios espirituais - 2

“Exercícios espirituais - “O segredo da força espiritual”

1. Veja como Deus o ama e deseja estar a sós com você, para atendê-lo em particular e restaurar as forças do seu espírito, no texto de Mt 6, 5-13.

2. Faça uma experiência nova, neste dia de hoje: procure ficar o máximo de tempo possível em silêncio para escutar a voz de Deus em seu coração. Na primeira oportunidade, entre em seu quarto, feche a porta e veja se Ele cumpre ou não a Sua Palavra de estar ali com você.

3. Quanto mais você se dedicar ao encontro com Deus, no seu dia, mais você verá a graça de Ele acontecer em sua vida, maior será a sua força espiritual e mais pessoas se aproximarão de você. Durante esta semana, encontre várias oportunidades de estar num lugar afastado para a oração. Jesus estará ali para abraçá-lo e para curá-lo.

4. Verifique se na sua paróquia existe um grupo de oração, faça a experiência de participar dele. Isso irá fortalecer a sua oração pessoal.”

Exercícios espirituais - 3

“Exercícios espirituais - “Deus não se esqueceu de você”

1. A partir da leitura de Eclo 2, 7-23, peça a Deus que revele a você a causa ou as causas pelas quais ainda existem coisas que não estão bem em sua vida. Anote-as.

2. Todo mal e toda desordem nascem do pecado. Tente fazer uma boa revisão de consciência e procure detectar os pecados que ainda não foram confessados e não deixam você ter paz.

3. Se você se arrepende destes pecados e quer romper com eles, convide o Espírito Santo a conduzi-lo a uma profunda oração de renúncia e pedido de perdão. Faça a entrega de toda a sua vida nas mãos de Deus.

4. Se o seu coração acusar você pelo erros e pecados do passado, repita para você mesmo: ‘Podem ser grandes os meus pecados, mas o amor que Deus tem por mim é ainda maior; e Aquele que me ama, nunca me esquece’.”

Exercícios espirituais - 4

“Exercícios espirituais - “Quando o que parecia impossível se torna realidade”

1. Nas horas de tentação reze: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim, salvai-me!”.

2. Nas horas de perigo e opressão, reze: “Chagas abertas, coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo!”.

3. As nossas armas são espirituais, para combater com o bem, pelo bem e para o bem. Então, use a espada da bênção. Abençoe as pessoas à sua volta, mesmo as que lhe fazem mal, abençoe as coisas, as situações e não amaldiçoe nada nem ninguém, em hipótese alguma. Vamos permear com a salvação que vem de Deus, tudo o que está à nossa volta, abençoando.

4. Lembre-se de recorrer ao céu! Nele está a ajuda necessária para aquela hora. Conte com Deus, antes mesmo de contar com seus recursos pessoais, capacidades, talentos, inteligência, força, etc.”

Exercícios espirituais - 5

“Exercícios espirituais - “Será que vale a pena acreditar?”

1. A Palavra de Deus tem o poder de realizar, em nós, aquilo que ela proclama. Leia Jo 9, 1-41 e deixe o Espírito Santo realizar em você essa transformação espiritual. Proste-se diante do Senhor e, adorando-o, creia nEle.

2. Aceite as promessas que Deus lhe faz por meio da Bíblia. Passe a viver de acordo com elas. Exercite sua fé, sabendo que aquele que prometeu não falhará. Por exemplo:

Deus promete que, “se os que crêem impuserem as mãos sobre os enfermos, estes ficarão curados”. Então reze pelos doentes que estão à sua volta sabendo que Deus quer curá-los.

Jesus prometeu que “tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome, nos será concedido”. Então, recorra mais vezes a Deus, cheio de confiança, pois, se Ele prometeu, é porque que conceder.

E ssim por diante.

3. A nossa fé se desenvolve por estágios. Identifique aquele no qual você se encontra e paça a Deus a graça e o empenho que o conduzam ao próximo estágio.

a) Estágio 1: Só conseguimos crer se Deus nos der um sinal ou um sentimento. (Neste estágio a fé é verdadeira, mas é imperfeita).

b) Estágio 2: Confiamosm Deus sem sinal ou sentimento que nos ampare. (Neste estágio a fé já é mais madura).

c) Estágio 3: Conseguimos crer apesar das circunstâncias, dos sentimentos, das aparências, das pessoas e da própria razão indicarem o contrário. (Esta é uma fé madura e muito agradável a Deus).

4. Viva o seu dia pela fé, permeie com ela tudo o que fizer e quando você se deparar com uma situação que o supere, reze: “Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé”.”

Exercícios espirituais - 6

“Exercícios espirituais - “Ajude-se! E sua vida vai dar uma virada”

1. Jesus é a luz que veio ao mundo. Avela é o símbolo desta luz. Neste momento de oração, deixe uma vela acesa enquanto reza; peça ao Senhor que ilumine seus pensamentos e escreva num papel tudo aquilo que você quer que Deus arranque de seu coração e destrua pelo poder de Seu sangue. Coloque não só os pecados e coisas negativas, mas também tudo aquilo em que você tem depositado mais confiança do que em Deus. Depois queime esse papel, acendendo-o na vela. Seria maravilhoso se você pudesse procurar um padre e se confessar.

2. Feche todas as portas para o mal: cancele negócios desonestos, relações afetivas ilícitas, jogue fora coisas como livros, revistas, filmes pornográficos, objetos de superstição que o possa reconduzir aos mesmos pecados. Proclame o seu desligamento com todas essas coisas.

3. Convide Jesus a entrar no seu coração, a tomar posse da sua vida e fazer com você um planejamento, uma organização das suas prioridades e a estabelecer as metas. Faça poucas coisas, mas faça-as bem, e comece já. Anote seus propósitos e guarde-os com você.”

Exercícios espirituais – 7

“Exercícios espirituais - “Para quem já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer”

O Espírito Santo sopra onde quer, como e quando quer, mas podemos preparar o nosso coração com humildade para recebê-lo. Recolha-se em oração:

1. Espere em Deus e tenha fé de que Ele quer fazer você cheio do Espírito Santo.

2. Peça o Espírito Santo! Cheio de confiança, peça a Jesus que interceda e o envie sobre você.

3. Dê liberdade ao Espírito Santo para que o conduza a uma experiência nova e única. Abra o coração. Não planeje; deixe acontecer!

4. Permita que o Espírito Santo desperte em você a paz e a alegria. Ele pode ensinar-lhe a rezar de uma maneira nova. Se você quiser, peça a Ele o dom de orar em línguas.

5. Ore e gaste o tempo que for necessário louvando o Senhor. Será uma experiência maravilhosa, muitos a chamam de “o beijo de Deus”.

6. Com um coração cheio de gratidão e alegria, pense no seguinte:

- Você é uma pessoa de bom senso? Usa-o?

- O que é melhor, ter bom senso ou ter discernimento espiritual?

- Você é obediente ao que Deus lhe mostra?

- No que você tem se esforçado para imitar Jesus? Exemplifique.

7. Agradeça a Deus pelo dom da Vida Nova que Ele está lhe conferindo”

Fonte: http://gentedefe.com/quemmeseguroufoideus/category/exercicios-espirituais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top