Em nossa vida tudo é providência de Deus, desde a nossa existência, a nossa vida, o ar que respiramos, a nossa saúde, as pessoas que amamos, as coisas que temos e até muitas vezes as dificuldades e sofrimentos que enfrentamos. Tudo é manifestação do amor de Deus por nós, providenciando-nos o que nos é necessário.


passaro_providencia


Temos dificuldades de crer na providência de Deus porque muitas vezes colocamos as nossas necessidades acima da vontade de Deus. Quando queremos muito algo que Deus não quer nos dar, e por isso não nos dá, fatalmente acontece de nos sentirmos desamparados e descuidados por Deus. Porém, o fato de Deus não nos dar algo é concretamente, naquele momento, o maior cuidado dEle para conosco.


Por isso, para viver a providência de Deus é necessário termos um coração pobre, dependente, que se sabe imperfeito e que reconhece que a sabedoria de Deus vai muito além de seu conhecimento e opiniões. Precisamos crer que Deus não se distrai de nossas necessidades. “Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?”, cf. Mt 6, 25-26. E ainda: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois”, cf. Lc 12, 7. Isso significa que Deus vai às minúcias de nossas necessidades. Nada escapa do olhar de Deus.


E exatamente porque Deus conhece até os cabelos de nossa cabeça foi que São Paulo escreveu aos romanos: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” cf. Rom 8, 28. Precisamos acreditar que mesmo os acontecimentos que nos trazem sofrimento vão concorrer para o nosso bem, sendo canais da providência de Deus em nossa vida. Uma doença, por exemplo, pode nos fazer sofrer, mas pode ser o meio de amadurecimento e reflexão da própria vida, nos levando a uma conversão mais verdadeira.


São Francisco de Sales diz que ‘a medida da providência divina para conosco é a confiança que temos nela’. Ou seja, a providência divina se manifesta na nossa vida conforme a nossa confiança em Deus. Se confiamos muito, a providência se manifestará muito. Se confiamos pouco, a providência encontrará pouco espaço para manifestar-se.


Além da pobreza interior e da confiança em Deus, outro fator que atrai a providência de Deus em nossa vida é o louvor. O coração que é agradecido a Deus reconhece a Sua grandeza e consequentemente a própria pequenez e se coloca numa postura de humildade diante de Deus. Esse é o coração que atrai a benevolência de Deus.


Fonte: http://pantokrator.org.br/po/artigos-pantokrator/como-viver-a-providencia-divina/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top