5 habilidades que um síndico de condomínio de sucesso ...

 Imagem : sindicolegal.com

O trabalho como meio de salvação e santificação

A maior parte da nossa vida transcorre no trabalho de cada dia. O trabalho foi colocado em nossa vida, por Deus, como um meio de salvação e de santificação. Depois que o homem pecou no paraíso, e perdeu o estado de justiça e santidade originais, Deus fez do trabalho um meio de redenção para o homem.

“Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te proibira de comer, maldito é o solo por causa de ti. Com sofrimentos dele te nutrirás todos os dias de tua vida. Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás a erva dos campos. Com suor do teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado” (Gênesis 3,17-19).

A partir de então, o trabalho foi inserido na sua vida para a sua redenção. Por causa do pecado, ele agora é acompanhado do “suor”, mas deste sofrimento Deus fez matéria prima de salvação.

Infelizmente, a maioria dos homens, mesmo os muito católicos, têm uma visão distorcida do trabalho, e, por isso, fazem de tudo para se verem livres dele. É um engano. ( Felipe Aquino, 2021 )

O que Deus diz sobre o trabalho?

A Bíblia diz que trabalhar é bom e necessário mas, por causa do pecado, tornou-se difícil e árduo. Quando Deus criou Adão e Eva, mandou que eles tomassem conta da terra e dos animais (Gênesis 1:28). Esse trabalho era bom e agradável mas, quando pecaram, a terra ficou amaldiçoada e o trabalho tornou-se duro (Gênesis 3:17-19).

Trabalhar é um dever?

Sim, a Bíblia ensina que devemos trabalhar para nos sustentar e às nossas famílias e ajudar os outros (Efésios 4:28; 1 Timóteo 5:8). Não devemos dar lugar à preguiça, porque leva à pobreza e à ruína (Provérbios 6:9-11). Quem não trabalha também não tem direito a comer (2 Tessalonicenses 3:10), todos devem fazer a sua parte para não sobrecarregar uns a favor dos outros. Claro que há exceções para algumas pessoas, como crianças, idosos e quem está doente, mas regra geral, todos temos que contribuir.

Veja também: o que Deus diz sobre a preguiça?

Qual deve ser minha atitude perante o trabalho?

É muito fácil ficar desmotivado e desinteressado pelo trabalho mas Deus quer que tenhamos uma atitude positiva. Quando trabalhamos, não trabalhamos só para ganhar dinheiro ou cumprir tarefas dadas pelo patrão, trabalhamos para glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31). Para honrar a Deus no trabalho, a Bíblia ensina que:

  • Devemos fazer o nosso melhor para fazer um trabalho bem feito; dar um jeitinho para acabar logo não é uma boa atitude - Eclesiastes 9:10.
  • Devemos respeitar os nossos patrões e obedecê-los (desde que não vá contra a vontade de Deus), porque eles são autoridades - 1 Timóteo 6:1-2.
  • Quem é empregador deve ser justo com seus empregados, porque Deus também é justo - Colossenses 4:1.
  • Não devemos ser briguentos nem ficar queixando do trabalho o tempo todo - Filipenses 2:14-15
  • Devemos ser honestos e fiéis no trabalho que fazemos, para mostrar como em Jesus somos diferentes - 1 Tessalonicenses 4:11-12).

É também importante lembrar de descansar. Deus disse que devemos trabalhar durante seis dias e descansar no sétimo (Êxodo 20:9-10). Também aprovou feriados para O louvarmos e recuperar as forças. Ao mesmo tempo que a preguiça é pecado, o oposto – a obsessão pelo trabalho – também é errado. Que jeito tem trabalhar sem parar para ganhar muito dinheiro e não desfrutar dele? É bom gostar do trabalho mas também é preciso ter outros propósitos na vida (Eclesiastes 4:8).

 

Comentário: O que compreendi sobre o trabalho foi que o mesmo após o pecado original torno-se pesado e cansativo ( não que agora seja também ), ou seja, no jardim do Éden eles tinha tudo ali para colher, além de cuidar dos animais. 

Mas o que devemos observar é que Deus determinou os numero de dias para trabalhar e descansar,  não devemos sobrecarregar nosso corpo, trabalhando além do necessário, reconhecendo seus limites e respeitando nossas saúde, aqui falo de autoconhecimento. 

   O que a Igreja diz :

O trabalho representa uma dimensão fundamental do homem como participante da criação e da redenção. O trabalho é meio de santificação. Ninguém pode se sentir no direito de não trabalhar e de viver à custa dos outros. O trabalho é também uma obrigação, vale dizer, um dever do homem.

Fontes:

https://www.respostas.com.br/o-que-deus-diz-sobre-o-trabalho/ 

https://formacao.cancaonova.com/diversos/o-trabalho/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top