Grupo Dúvidas Católicas Facebook

 

1.Deus colocou no jardim árvore da vida e do conhecimento do bem e do mau
2. Foi pelo pecado que a morte entrou no mundo
3.Deus preferiu tirar o homem do paraíso para que não comesse o fruto da árvore da vida e tivesse vida eterna
Então se quando ele comeu ele contraiu a morte, e quando ele comesse o fruto da vida seria eterno. O que era dele antes?
1.Se agora morre, quer dizer que era eterno
2.Se era eterno porque Deus fez a árvore da vida?
3. O que é a árvore da vida, e se era Eterno que tipo de Vida se referia?
 
Resposta:
 
Olá, Samuel. Salve Maria! Fique tranquilo que não é tão complexa assim sua dúvida rsrs
Vamos por partes.
Deus fez toda a criação. Deus criou Adão, mas como se sentia só, criou também Eva para que ficassem juntos.
Ao criar o primeiro homem a Sua imagem e semelhança, Deus conferiu-lhe dons extraordinários, alguns muito acima da natureza humana: os sobrenaturais, que pela graça divina tornava-o participante da Sua própria natureza; e os preternaturais, comuns à natureza dos anjos, tais como a integridade (imunidade de concupiscência), imortalidade, impassibilidade (ausência de sofrimento), perfeito domínio sobre os animais e sabedoria insigne. Todos esses dons foram perdidos com a queda ou pecado original.
Mas, o que foi essa queda? Os anjos e os homens, como criaturas inteligentes de Deus, foram criados com livre arbítrio. E, por isso, Deus estabeleceu que seria necessário prová-los no seu Amor (do contrário, seríamos robôs que amaríamos a Deus de maneira não-livre). A prova dos anjos foi o episódio da guerra dos anjos no céu.
A prova de Adão e Eva era apenas que fossem obedientes a Deus, que era não comer do fruto de uma determinada árvore. Ela era chamada assim por causa da prova deles. Não lhes aconteceria nada se comessem o fruto da árvore da vida, já que eles já possuiam os dons preternaturais, já eram participantes da graça divina e, no final das contas, ninguém pode ser "como Deus". Pois Ele é infinito, sem princípio e nem fim, Criador de todas as coisas.
Por isso, como não passaram na prova, perderam seus dons e se tornaram indignos do paraíso terrestre, e de lá foram expulsos.
O nosso Catecismo diz (§ 404s) que o homem, após a queda, não pôde mais transmitir aos descendentes o “estado de santidade” (participação perfeita na comunhão com Deus) e de ” justiça” (harmonia perfeita consigo, com a mulher, com a natureza e com Deus). Leia mais no Catecismo (§385 s).
Dúvida esclarecida?
 
Fontes:
 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top