A autossugestão é uma técnica psicológica que se fundamenta na crença de que cada pessoa é capaz de influenciar a si mesmo por meio das palavras. Quando está em uma sintonia de ódio, medo, agressividade e raiva, a mente tende a fazer com que a pessoa entre em ressonância com as mesmas energias negativas.

O mesmo vale para os pensamentos positivos, e quem trabalha com foco no positivo tende a ter mais sucesso. A autossugestão propõe exatamente isso: a aproximação espontânea do subconsciente, influenciando-o com pensamentos dominantes.

O processo de Coaching considera que a vida do indivíduo é a materialização de seus pensamentos. Somos o que pensamentos, e o corpo é resultado da mente. Com a autossugestão, o subconsciente materializa tudo que o indivíduo pensa. Isso significa que pensar positivamente abre uma realidade de sucesso, amor e paz.




O poder da influência da mente sobre o corpo

Você sabe o poder que sua mente tem sobre o seu corpo? Você pode usar toda essa influência de forma positiva, a fim de melhorar como você se sente mental e fisicamente. As palavras têm grande influência em sua vida e, por isso, é importante ser otimista.

A autossugestão é um processo em que você pode treinar sua mente para acreditar em algo, favorecendo o alcance dos seus objetivos. Trata-se de uma ação consciente com o objetivo de atingir o subconsciente por meio de repetições, levando a uma mudança de pensamentos e comportamentos.

Nós somos o que pensamos: se seu corpo adoece é porque a sua mente adoeceu. O que você não consegue resolver em sua mente, o seu corpo converte em doença, levando à somatização — um processo que consiste no aparecimento de sintomas físicos que a medicina não consegue explicar, pois são de origem emocional.

O segredo da Autossugestão

Existem três leis da sugestão que foram elaboradas por Emile Coué, um psicólogo francês que introduziu um método de psicoterapia, cura e aperfeiçoamento por meio da autossugestão ou auto-hipnose. São elas:

Lei da atenção concentrada

Diz que, quando uma pessoa concentra toda a sua atenção em uma ideia, ela acaba se concretizando por si mesma.

Lei do esforço contrário

Quanto mais uma pessoa pensar que não pode fazer algo, menos ela será capaz de fazer esta atividade, por mais que se esforce.

Lei do sentimento dominante

Diz que uma sugestão que, quando ligada a uma emoção, supera qualquer outra sugestão que exista na sua mente. Em qualquer batalha entre a imaginação e a força de vontade, a imaginação sempre vence. Sendo assim, procure mudar sua imaginação para o seu próprio benefício.

O ser consciente e o inconsciente

Para bem compreender os fenômenos da sugestão, ou, mais acertadamente, da autossugestão, é preciso saber que há em nós dois indivíduos completamente distintos um do outro. Ambos são inteligentes, mas enquanto um é consciente, o outro é inconsciente. É a razão pela qual a sua existência, geralmente, passe despercebida.

Entretanto, esta existência pode ser facilmente constatada, desde que se tenha o trabalho de examinar certos fenômenos que sobre eles se queira refletir bem, por alguns instantes.

Um exemplo é o sonambulismo. O sonâmbulo levantando-se à noite, sem estar acordado. A que força obedeceu o seu corpo, senão a uma força inconsciente, ao seu ser inconsciente?

Se compararmos o ser consciente ao ser inconsciente, constatamos que, enquanto o consciente é frequentemente dotado de uma memória muito falha, o inconsciente é, ao contrário, provido de uma memória maravilhosa, impecável, que guarda, sem o sabermos, os menores acontecimentos, os mais insignificantes fatos de nossas vidas.

E, como é ele quem preside o funcionamento de todos os nossos órgãos, por intermédio do cérebro, dá-se um fato, que decerto parecerá paradoxal: se ele julgar que esse ou aquele órgão funciona bem ou mal, ou julgar que sentimos esta ou aquela impressão, este ou aquele órgão, de fato, funciona bem ou mal, ou então, nos sentimos com esta ou aquela impressão.

O inconsciente não preside somente as funções do nosso organismo, preside também o acabamento de todas as nossas ações, quaisquer que sejam elas.

A ele é que chamamos imaginação, e é quem, ao contrário do que se admite, nos faz sempre agir, mesmo e sobretudo contra a nossa vontade, desde que haja antagonismo entre essas duas forças.

Como praticar a autossugestão

O princípio deste método se resume, pouco mais ou menos, nestas palavras: Só se pode pensar em uma coisa de cada vez, isto é, duas ideias podem se justapor, mas não se podem sobrepor em nosso espírito.

Todo pensamento que preocupa inteiramente o nosso espírito, torna-se verdadeiro para nós e possui uma tendência para transformar-se em ato.

Portanto, se conseguirmos fazer crer a um doente que vai acabar seu sofrimento, este de fato desaparecerá; a um cleptômano que não furtará mais, ele não mais furtará etc.

A força do pensamento

Você já parou para pensar quais são as razões de algumas pessoas conquistarem mais sucesso do que as outras? Por que alguns conseguem ser mais felizes e satisfeitos com suas vidas? Por que algumas pessoas são tão otimistas, enquanto outras não? Por que algumas pessoas conquistam seus sonhos sem muito esforço e outras não, mesmo com condições favoráveis para ambos? Ou por que as coisas acontecem de forma mais fácil e natural para alguns, enquanto para outros é tudo mais difícil?

Muitas pessoas podem até acreditar na sorte, no acaso, em condições mais favoráveis e em diversos outros fatores que fazem com que algumas pessoas se sobressaiam perante as demais. Mas a resposta está na forma como cada um conduz sua própria vida.

O que alguns não sabem é que os indivíduos que alcançam com facilidade tudo o que desejam, fazem uso da melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade: o Coaching, um aliado à Lei da Atração — conceito que diz que todas as pessoas são capazes de reter e atrair aquilo que desejam.

A Lei da Atração é a capacidade individual de atrair coisas boas ou ruins, por meio da força do pensamento. Isso porque todas as emoções, comportamentos, sentimentos, pensamentos e ações geram uma força, uma energia depositada ao universo, que responde — ou não — a nosso favor.

Imagine, por exemplo, que você está se preparando para uma prova de direção. Você já fez todas as aulas, mas está com medo mesmo assim, pois não se sente preparado ou está pessimista em relação à sua aprovação. Todas essas sensações negativas podem afetar não só seu emocional, como também o seu comportamento e autocontrole durante a realização do teste. Desse modo, a probabilidade de você ser aprovado se torna muito menor.

Outro exemplo: você tem o sonho de ser aprovado em um concurso público, e realmente acredita que tem capacidade para conquistar o feito diante da concorrência. Com este pensamento positivo, você se prepara, estuda, se dedica e se motiva diariamente, concentrando seus esforços e pensamentos na aprovação. Com essa atitude, suas chances de ser aprovado se tornam muito maiores.


Um pouco mais sobre a sugestão 


Sugestionabilidade é uma qualidade psicológica que define a disposição de alguém para receber uma ideia e ser por ela influenciado, de forma a agir e/ou pensar conforme a ideia recebida.[1]

Uma pessoa é considerada sugestionável se aceitar agir conforme sugestões de outras pessoas.[2]

A pessoa que experimenta emoções intensas tende a ser mais receptiva às ideias e consequentemente mais sugestionável.[2] As crianças mais novas são geralmente mais sugestionáveis que crianças mais velhas, e estas, por sua vez, geralmente são mais sugestionáveis que os adultos.[2] Entretanto, os psicólogos descobriram que os níveis individuais de auto-estima, de assertividade, e de outras qualidades psicológicas podem tornar algumas pessoas mais sugestionáveis que outras - isto é, algumas pessoas podem agir sugestionadamente por muito mais tempo do que outras.[2] Esta descoberta resultou na ideia preliminar de que existe um espectro de sugestionabilidade onde os indivíduos poderiam ser enquadrados o quanto seu grau de sugestionabilidade.[2]



Fonte:

https://www.ibccoaching.com.br

https://pt.wikipedia.org/ - ( ver Sugestionabilidade )


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top