CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO: FORMAÇÃO/CURSO SOBRE O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:  DÚVIDAS

 

Sim, essas Igrejas existem e estão em comunhão com Roma, entretanto ao longo do tempo adotaram outros nomes a partir dos ritos que celebram. Trata-se de Igrejas “Sui Iuris”. Para melhor entender, esse termo significa que são igrejas particulares, autônomas com seu governo próprio e forma própria de eleger seus lideres, mas que estão em plena comunhão com Roma (isto é, os dogmas de fé são partilhados).
São Igrejas que mantem a sucessão apostólica e por isso, todos os seus sacramentos são validos! Eles apenas mantem a celebração no rito que lhes foi comum.
Quando o Cristianismo surgiu, os apóstolos fundaram cinco patriarcados. Os patriarcados de Roma e Antióquia têm como fundador São Pedro; o de Alexandria, São Marcos; o de Jerusalém, São Tiago; o de Constantinopla, Santo André.
Pedro, após ter sido bispo de Antioquia partiu para Roma onde governou a Igreja Romana até a morte. Por ter sido o apostolo que recebeu as chaves de Cristo, então a Igreja Romana ficou sendo aquela que detinha o primado petrino.
Em Roma, surgiram os Ritos Latinos! Roma assim, é uma Igreja Sui Iuris, governada pelo Papa, no qual as dioceses são Igrejas Particulares governadas pelos seus bispos em comunhão e seguindo as normas litúrgicas e doutrinárias da Santa Sé.
Ou seja, Roma é uma Igreja Sui Iuris de Rito Latino!
Os demais patriarcados, Jerusalém, Constantinopla, Alexandria, Etc. utilizaram ritos orientais e ao longo do tempo foram passando por diversas inculturações e tradições e hoje são mais conhecidos pelos seus ritos que por sua cidade de origem. Cada uma governada de maneira particular e que mantem suas próprias tradições orientais. São 23 Igrejas Sui Iuris de Rito oriental.
Tradição litúrgica alexandrina:
2. Igreja Católica Copta (patriarcado; sede no Cairo, Egito)
3. Igreja Católica Etíope (metropolitanato; sede em Adis Abeba, Etiópia)
4. Igreja Católica Eritreia (metropolitanato; sede em Asmara, Eritreia)
Tradição litúrgica bizantina:
5. Igreja Greco-Católica Melquita (patriarcado; sede em Damasco, Síria)
6. Igreja Católica Bizantina Grega (eparquia; sede em Atenas, Grécia)
7. Igreja Católica Bizantina Ítalo-Albanesa (eparquia; sede na Sicília, Itália)
8. Igreja Greco-Católica Ucraniana (arcebispado maior; sede em Kiev, Ucrânia)
9. Igreja Greco-Católica Bielorrussa (também chamada Católica Bizantina Bielorussa)
10. Igreja Greco-Católica Russa (sede em Novosibirsk, Rússia)
11. Igreja Greco-Católica Búlgara (eparquia; sede em Sófia, Bulgária)
12. Igreja Católica Bizantina Eslovaca (metropolitanato; sede em Prešov, Eslováquia)
13. Igreja Greco-Católica Húngara (metropolitanato; sede em Nyíregyháza, Hungria)
14. Igreja Católica Bizantina da Croácia e Sérvia (eparquia; sedes em Križevci, Croácia, e Ruski Krstur, Sérvia)
15. Igreja Greco-Católica Romena (arcebispado maior; sede em Blaj, Romênia)
16. Igreja Católica Bizantina Rutena (metropolitanato; sede em Pittsburgh, Estados Unidos)
17. Igreja Católica Bizantina Albanesa (eparquia; sede em Fier, Albânia)
18. Igreja Greco-Católica Macedônica (exarcado ou exarquia; sede em Escópia, Macedônia)
Tradição litúrgica armênia:
19. Igreja Católica Armênia (patriarcado; sede em Beirute, Líbano)
Tradição litúrgica maronita:
20. Igreja Maronita (patriarcado; sede em Bkerke, Líbano)
Tradição litúrgica antioquena ou siríaca ocidental:
21. Igreja Católica Siríaca (patriarcado; sede em Beirute, Líbano)
22. Igreja Católica Siro-Malancar (arcebispado maior; sede em Trivandrum, Índia)
Tradição litúrgica caldeia ou siríaca oriental:
23. Igreja Católica Caldeia (patriarcado; sede em Bagdá, Iraque)
24. Igreja Católica Siro-Malabar (arcebispado maior; sede em Cochim, Índia)
Sobre Jerusalém em especifico, O Concilio da Calcedonia em 451 a elevou ao Status de Sede Patriarcal meio que a juntando com Antioquia. Com o tempo, essa Igreja dispersou-se em várias ramificações conforme abaixo:
- Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém, que mantém uma lista de Patriarcas que remonta à Tiago. É parte da Igreja Ortodoxa e é o sentido mais usual quando se refere ao "Patriarca de Jerusalém". Esta não está em comunhão com Roma!
Patriarcado Armênio de Jerusalém, a sede das Igrejas ortodoxas orientais em Jerusalém. De 638 até hoje. Está em comunhão parcial com Roma! Faz parte da Igreja Armenia que é total comunhão, mas abriga também outras igrejas ortodoxas que não estão em comunhão.
Patriarcado Latino de Jerusalém, a arquidiocese católica romana, de rito latino, em Jerusalém. De 1099-1291 (Reinos cruzados) e de 1847 até hoje em Jerusalém que é uma igreja intependente a Roma, mas que celebra no rito latino.
Igreja Greco-Católica Melquita, cujos bispos levam o título de "Patriarca de Antioquia e todo o Oriente, de Alexandria e de Jerusalém da Igreja Greco-Católica Melquita". Em comunhão plena com a Igreja Católica.
Todas essas Igrejas (Com exceção das Ortodoxas) estão em comunhão com Roma. Apesar de ter governo próprio e até algumas diferenças teológicas aqui e acolá em matérias que não prejudicam a fé, elas aceitam e acolhem todos os Dogmas da Igreja Latina e os partilham como verdades irrevogáveis de fé. Não são diretamente comandadas pelo Papa, mas o aceitam como detentor da primazia petrina e com autoridade para tal.
Por terem sucessão apostólica, todos os sacramentos dessas Igrejas são validos! (OBS As ortodoxas de Jerusalem são validos também, porem ilícitos para nós!)
Então, por exemplo, se você for a qualquer uma dessas Igrejas assistir as missas, comungar, confessar, batizar, etc. tudo será valido!
A única restrição que temos é, se fomos batizados na Igreja Latina e morarmos numa região onde exista tanto uma Igreja de rito Latino quanto de Rito oriental devemos frequentar e receber os sacramentos na de rito latino. Caso seja de nossa vontade frequentar apenas as de rito oriental, devemos solicitar transferência de rito ao bispo e assim o bispo da dioecese Latina e da oriental dão sua ciência e a partir daquele momento você pode seguir apenas o rito oriental.
Se no local que você more so exista igreja de rito oriental, ai pode frequenta-la normalmente! É o caso por exemplo de você estiver viajando par ao egito e não tiver uma Igreja Romana, apenas Copta, poderá assistir a missa, cumprir o preceito, comungar e confessar normalmente.
Nossa Senhora lhe Guarde!

 

Fonte: Grupo Duvidas Católicas Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top