Muitos historiadores consideram a idade medieval como a idade das trevas, devido as imposições da Igreja neste período como exemplo a inquisição, mas se analisarmos mais a fundo o assunto não foi bem assim, pontos positivos são bem relevantes nesta época.

Foi neste momento da história que a Igreja implantou as escolas, faculdades e universidades, assim como os hospitais é tudo isso era de graça para atender o povo, pois somente os reis tinham tinham o devido direito de adquirir conhecimento.

Neste momento também a Igreja passava por um período de fundamentalismo religioso, este que cega os homens é faz com que atuem de forma errada com o uso da religião, podemos notar isso presente em certos grupos do Islamismo.

A igreja com o tempo foi notando que não estava agindo com os ensinamentos de cristo, e até pouco tempo com o saudoso Papa João Paulo II, que o mesmo falou em nome da Igreja que reconheceu os erros do passado cometidos pela instituição.

Muitas pessoas se fecham sua visão somente para o lado da inquisição e não buscam saber mais sobre este momento, não estou aqui para defender os erros, mas sim para esclarecer, nós podemos reconhecer que ainda a muito de fundamentalismo em certas seitas que surgem ainda hoje, considero que a Igreja evoluiu pois a mesma estava se corrompendo, mas surgiram pessoas dentro dela própria vieram para corrigir os eventuais erros.

Esta portagem teve como base uma aula em video com o professor Orlando Fedeli, com tema idade média: Idada da luz, no site : http://pt.gloria.tv/.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top