Esse termo vem de uma antiga prática judaica: eram escolhidos dois bodes, um para ser sacrificado no templo e outro que era solto no deserto para morrer na solidão. Antes de ser abandonado, o sacerdote dizia em seu ouvido todos os pecados do povo de Israel para que ele os levasse consigo, expiando (pagando) os pecados. Esse é também um lugar atribuido a Cristo, muitas vezes chamado de O Cordeiro, aquele que tira os pecados do mundo, isto é, ele assume o lugar do bode expiatório.
Fato é que os "bodes expiatórios" existem ainda em nossos dias.
Quando você reune um grupo de pessoas, seja um país, seja uma escola, seja um condomínio, um clube, ou seja o grupo que for, existe uma tendencia de aparecer o bode expiatório. Quem é ele? Uma pessoa que vai canalizar toda a raiva do grupo. Para o grupo ele vai ser o inimigo, o vilão da história, o responsável por tudo de errado e ruim, todos os pecados.
E por que isso acontece com tanta frequencia nos grupos? Porque um grupo, para ser grupo, precisa encontrar suas afinidades, pontos em comum. E muitas vezes, a maior afinidade de um grupo é que todos conseguem não gostar da mesma pessoa. Por incrível que pareça, ter um inimigo em comum une as pessoas.
Cabe ao grupo, se for um grupo evoluido, descobrir suas afinidades e construir suas alianças sem a necessidade de ter um bode expiatório. Quando os grupos aprendem a caminhar sem os bodes, o bode finalmente vai para o deserto e morre. 
Mas essa história também tem um outro lado. O lado do bode. Não é bom ser bode. E há pessoas que se colocam como bodes expiatorios por toda a vida, em todos os grupos onde entram. Sofrem muito. Aparentemente são vítimas mas, se olharmos com mais atenção, vamos perceber que o bode expiatório na maioria das vezes gosta dessa posição. É uma forma de se sentir especial, ao ser odiado por tanta gente. É uma forma de ser parte do grupo também, afinal o q seria do grupo sem ele? É por isso que ele fica, mesmo sofrendo.
A pergunta mais importante de todas é: Como deixar de ser bode? Aprendendo a participar. Ser parte de um grupo só é possíve quando vc gosta dele. Aprender a ser parte é aprender a amar. Nem precisa ser um amor muito grande, pode ser um amor pequenininho mesmo, um miniamor. Pode ser respeito também, é uma forma boa de começar a treinar. Lembrar que sinceridade não é sinônimo de grosseria. Que a palavra é de prata mas o silêncio é de ouro. O que adianta vomitar tudo que vem a cabeça sem pensar? O que adianta ser uma metralhadora giratória de ofensas? Vamos pensar? 
Ganhar post é muito fácil, porém inútil. É melhor ter um único post que faz alguém que leu um pouco mais feliz, do que ter milhoes de posts espalhando discórdia.

Fonte: 

http://www.minimundos.com.br/forum/threads/27773-Sobre-o-bode-expiat%C3%B3rio

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top