Resultado de imagem para jesus e religião
 PERGUNTA
Nome:
Candido Rios
Enviada em:
23/07/2009
Local:
São Gonçalo - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto
 

 
Meus Prezados estudiosos, a paz de Cristo.

Nasci em berço católico e cresci como católico, hoje casado e com tres filhos ainda sou católico apesar de as vezes não entender nada, principalmente o autoritarismo de certos bispos, e os sofrimentos que a vida nos dá de presente, sendo alguns realmente edificantes, enquanto outros não sei o que é para aprender. Hoje, as vezes ,tenho a sensação que sou católico porque conheço vários padres de moral inatacável, apesar das esceções, e pelo que prega as outras religiões, no entanto respeito de verdade quase todas exceto os protestantes, que acho não merecem nem respeito, Lutero, Calvino e outros são aberrações. Mas gostaria que tirasse minha dúvida, como afirmar que Jesus criou a nossa religião, veja, que eu disse religião e não igreja que para mim são distintas. Obrigado e que Deus os ilumine.
 
 
RESPOSTA

Muito prezado Candido,
Salve Maria.
     Deus é um só. Ele é infinitamente bom e quer que tenhamos felicidade eterna com Ele no céu. Para isso, Ele exige que creiamos no que Ele revelou e obedeçamos a lei que estabeleceu: os dez amandamentos.
     Para nos ensinar o caminho de nossa salvação, a religião pela qual somos salvos, ele fundou uma só Igreja. Esta Igreja tem que ser aberta a todos (judeus e não judeus, ricos e pobres, nobres e plebeus, sábios e ignorantes, etc). Sendo a religião ensinada pela única Igreja aberta a todos, ela é universalmente aberta a todos. Por isso ela é Católica (Universal, para todos). E já santo Agostinho a Chamava assim na obra Cidade de Deus.
     
Essa única religião Cristo determinou que seus Apóstolos a ensinassem a todos. Por isso essa única Religião é Apostólica, isto é, tem que vir de Jesus Cristo através de São Pedro e dos demais Apóstolos e de seus sucessores, o Papa e os Bispos que seguem  o Papa sucessor de São Pedro.
     S
ão Pedro foi o Apóstolo a quem Jesus deu as chaves do reinos dos céus e sobre Pedro Ele disse que fundaria a sua Igreja. E como São Pedro se estabeleceu como Bispo em Roma e morreu em Roma confessando a Cristo como Deus, a Igreja Católica e Apostólica é também chamada de Romana, pois reconhece São Pedro como o chefe supremo da Igreja que ensina a única religião de Cristo Deus.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

Comentário:

Etimologia da palavra religião: 

A origem mais correta para a palavra “religião” vem do latim, e nasceu de RELIGIO, que significa “respeito pelo sagrado”. Discutisse que esta palavra do latim seja derivada de RE-, prefixo que reforça uma ideia, e o verbo LEGERE, que significa ler. Outra etimologia que é discutida é da palavra RELIGARE, também do latim, que significa atar ou ligar com firmeza. Esta palavra também tem o préfixo RE-, que reforça a ideia de LIGARE, que significa “atar”, ou até mesmo “atender um chamado”. 

Como percebemos a palavra religião tem origem em latim e é nova também. Podemos ver que RELIGIO, " respeito pelo sagrado " notamos que Jesus nos demonstrou esse respeito, pois sendo filho de Deus e LIGARE ou "atender um chamado", a religião tem que ter a capacidade de respeitar o que é sagrado e fazer esta ponte para Deus atender um chamado. Temos que ter a capacidade de saber qual é a verdadeira religião que nos liberta de qualquer tipo de aprisionamento, sendo elas crenças erradas ou qualquer outra forma ensinamento incorreto diferente do evangelho que ele deixou, pois Jesus veio para libertar e salvar.   
 
Fonte: 
 
http://www.montfort.org.br/bra/cartas/doutrina/20090723165526/
https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-religiao/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top