Qual é o significado da parábola do semeador?

Jesus contou a parábola do semeador para explicar como pessoas diferentes reagem à mensagem do evangelho. As sementes em diferentes tipos de solo representam o impacto que a mensagem de Cristo tem na vida das pessoas. Apesar de muitas pessoas rejeitarem ou abandonarem o evangelho, aqueles que creem e se mantêm fiéis dão muitos frutos.
Uma parábola é uma pequena história inventada para explicar uma verdade complexa. Nas suas parábolas, Jesus usava exemplos do cotidiano para ensinar verdades espirituais. A agricultura era parte da vida de todas as pessoas nessa época, por isso Jesus muitas vezes usava exemplos da natureza em suas parábolas.

A parábola do semeador

Jesus contou a parábola do semeador na praia, quando uma grande multidão veio para ouvir seu ensino (Marcos 4:1). Havia tantas pessoas que ele teve de entrar em um barco para ter espaço para todos!
Na parábola, um semeador lançou sementes no solo. Algumas das sementes caíram na estrada e foram comidas pelos pássaros. Outras caíram em uma zona com muitas pedras. Essas plantas cresceram rápido mas depois foram definharam no sol, porque não tinham lançado raízes. Ainda outras sementes caíram entre espinhos, que sufocaram as plantas enquanto cresciam. Mas algumas sementes caíram em solo bom e cresceram e deram muito fruto (Lucas 8:5-8).
Jesus não explicou o significado da parábola para a multidão. Mais tarde, seus discípulos perguntaram sobre a parábola e Jesus lhes disse que somente quem o seguia teria o direito a entender. Ele não explicava para toda a multidão porque não vinham com coração sincero. Mas ele explicou a parábola para seus discípulos porque realmente queriam seguir Jesus (Marcos 4:11-12).

As sementes que caíram à beira do caminho

Jesus explicou que a semente é a palavra de Deus e o semeador é quem semeia a palavra. Algumas pessoas ouvem a mensagem do evangelho mas não a entendem. Essas pessoas são como a semente que cai no solo duro do caminho, que não absorve a planta. Assim como os pássaros comem essas sementes que estão na superfície, o diabo vem e retira a mensagem da salvação do coração dessas pessoas (Mateus 13:18-19).

As sementes no solo pedregoso

A semente que cai no solo com muitas pedras representa as pessoas que ouvem o evangelho e aceitam a mensagem com alegria. O problema é que não têm raiz. Sua fé não está firme em Jesus. Quando enfrentam algum problema ou perseguição por causa de Jesus, abandonam o evangelho. Sua fé murcha como a planta que secou no sol (Mateus 13:20-21).

As sementes entre os espinhos

A semente que é sufocada pelos espinhos é como as pessoas que ouvem o evangelho mas dão mais importância à riqueza e a outras preocupações da vida. Em vez de se dedicarem a Jesus, correm atrás de coisas terrenas e a mensagem de Cristo não produz fruto em suas vidas (Mateus 13:22).

As sementes em solo fértil

Apesar de ser rejeitado por muitos, o evangelho tem grande efeito! Algumas pessoas são como a semente que cai em solo fértil: ouvem o evangelho, entendem e têm uma vida muito frutífera. Os resultados de suas vidas são como uma boa colheita e revelam o poder transformador de Jesus (Mateus 13:23).

Que tipo de solo você é?

Os discípulos de Jesus eram solo fértil. Suas vidas mostravam que o evangelho estava plantado em seus corações. Mas muitas outras pessoas que ouviram os ensinamentos de Jesus não aceitaram sua mensagem. Seus corações eram como os diferentes tipos de solo infértil da parábola. Todos receberam a mesma mensagem mas o que fez a diferença foi o coração de cada um.
O mesmo acontece hoje. Muitas pessoas ouvem o evangelho mas nem todos entendem e aceitam. Somente o s corações onde o evangelho ganha raízes têm suas vidas transformadas. Mas, quando isso acontece, os resultados são notáveis!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top