Para os gregos, o "espírito" (pneuma) era frequentemente visto como a respiração vital ou um princípio imaterial que se conectava ao divino e à razão, com influências que variavam da filosofia estoica à ideia de um vínculo entre o humano e o divino. Já os judeus entendiam o "espírito" (hebraico ruach) mais como vento, sopro ou hálito, associado à ação poderosa de Deus, especialmente na criação e na inspiração profética.
Para os gregos
Pneuma : A palavra grega (pneuma) significa literalmente "sopro", "vento" ou "respiração".
Vínculo com o divino: Na filosofia helenística, o pneuma era entendido como o princípio imaterial que conecta o ser humano a Deus, como no caso de pensadores como Fílon de Alexandria.
Natureza da realidade: O pneuma também pode ser associado à dimensão racional, à alma-intelecto ou ao que permite ao ser humano transcender a si mesmo para se dedicar a Deus.
Influência estoica: A ideia grega de pneuma também influenciou como as interações não tangíveis funcionavam, embora de forma mais naturalista, como discutido em Reddit.
Para os judeus
Ruach : A palavra hebraica ruach é a raiz do conceito judaico de espírito, significando principalmente "vento", "sopro" ou "hálito".
Ação divina: O ruach é frequentemente associado a atos de Deus, como a criação e a renovação, além de ser o sopro que dá vida às criaturas, como em Salmos.
Conexão entre físico e espiritual: A concepção judaica não via o físico e o espiritual como separados, mas como realidades que se interligam. O ruach pode interagir com o físico, embora de forma diferente e sem as limitações humanas, conforme explicado em YouTube.
Elemento de separação: O espírito de Deus também é um elemento que distingue o povo de Israel, o profeta e o judeu dos outros povos, como descrito na Revista Fênix.
Ruah HaQodesh : O "Espírito Santo" é traduzido como Ruah HaQodesh no hebraico, sendo a força que inspira os profetas e capacita o povo escolhido.
Breve comentário :
Devemos compreender que de acordo com os ensinamentos dos apóstolos e da Igreja somos seres espirituais e carnais, pois Deus e os anjos são espirituais.
Outro ponto é que na vida eterna vamos receber um novo corpo incorruptível como o do Cristo - Em 1 Coríntios 15, o apóstolo Paulo explica a natureza do corpo incorruptível:
- O corpo mortal e corruptível será transformado em incorruptível e imortal quando o evento da ressurreição ocorrer.
 - Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro incorruptíveis, e os crentes que estiverem vivos serão transformados na mesma ocasião.
 - A posse do corpo incorruptível significará a vitória final sobre a morte, conforme a passagem "Tragada foi a morte pela vitória".
 - O corpo transformado será glorioso e semelhante ao corpo glorioso de Jesus Cristo, que foi o primeiro a experimentar a ressurreição.
 - A carne e o sangue (corpo corruptível) não podem herdar o reino de Deus, mas os cidadãos do céu (aquele que foram transformados em corpos celestiais) sim.
 
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