O que é Autoestima:
Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.
Muitas pessoas têm dúvida sobre a grafia correta deste termo. A forma correta é autoestima, que substitui a palavra hifenizada “auto-estima” a partir do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em janeiro de 2009.
No
âmbito da psicologia, a autoestima consiste numa avaliação subjetiva
que determinado indivíduo faz de si próprio. Neste caso, características
como a dignidade, o respeito e a confiança são presentes na
personalidade dessa pessoa.
De acordo com os estudos de Sigmund Freud, a autoestima estaria diretamente relacionada com o desenvolvimento do ego.
Saiba mais sobre o significado do Ego.
Entre os principais sinônimos de autoestima, destaca-se: amor-próprio, orgulho, brio, honra, altivez e dignidade.
Baixa autoestima
A baixa autoestima pode ser considerada um sintoma de depressão, quando o indivíduo depressivo apresenta um comportamento inseguro, negativista, de constante insatisfação e pouco confiante de suas ações.A baixa autoestima também se manifesta em pessoas naturalmente inseguras e ansiosas, provavelmente devido situações pontuais que ocorreram ao longo de suas vidas e contribuíram para impedir o saudável desenvolvimento da sua autoestima.
22 de julho de 2016
1.Você se irrita facilmente
Quando estamos centrados e cuidamos de nós mesmos, nós tratamos os outros com a mesma compaixão que demonstramos a nós mesmos. Mas, quando não temos tempo para nós mesmos, é fácil deixar que cada pequena coisa nos incomode. Assim, antes de ajudar os outros você precisa primeiramente ajudar a si mesmo. Porque se você não tem seus próprios mecanismos de sobrevivência, não pode ajudar ninguém.O que fazer: Se você se identificar com isso, não se culpe. Mostre-se um pouco de compaixão. Reconheça o que está realmente acontecendo e ative um plano de ação como não acessar seu e-mail aos finais de semana ou dizer “NÃO” com mais frequência.
2.Você está sempre atrasado

Quando sobrecarregados, estamos sempre tentando fazer mais coisas. E essas “mais coisas” geralmente se correlacionam com atraso. Você está tentando fazer tudo e suas intenções são boas, mas estar atrasado acaba apenas criando mais estresse para você e fazendo você se sentir menos valorizado.
O que fazer: Pense. Você pode achar que precisa cortar alguns projetos. Você pode achar que precisa de um tempo ou de alguma autorreflexão profunda e talvez até mesmo um retiro. Mas uma vez que você buscar ver o que está acontecendo, as respostas virão.
3.Você tem dificuldades para dormir, ou ataques de ansiedade
Dificuldade para dormir pode ser resultado de muitas coisas. Mas geralmente é relacionada ao estresse. Se você está tendo ataques de ansiedade, também pode ser um sinal de que seu corpo (e mente) estão à procura de algo em sua vida que precisa ser mudado. E é aí que o autocuidado entra.O que fazer: Faça uma caminhada quando você se sentir estressado. Escreva todas as suas listas de afazeres em um diário antes de ir para a cama. Escreva uma carta para a pessoa que o magoou (com ou sem enviá-la).
4.Você não se lembra a última vez que não fez nada
Há uma certa sensação de poder e realização que vem do mundo exterior quando estamos ocupados, trabalhando o tempo todo, e fazendo as coisas. Mas se não tomarmos tempo para nos recarregarmos, perderemos a energia de aproveitar a vida, alimentar e promover os nossos próprios poderes criativos e conexão com nós mesmos.5.Você sempre sentir-se oprimido
O que fazer: Este é bastante simples. Se você constantemente se sente sobrecarregado, um mergulho profundo na razão disso é necessário, junto com uma poderosa mudança no seu dia-a-dia. Uma boca dica é se sentar, processar e dar-se tempo para refletir.6.Você nunca cozinha, se exercita, dorme o suficiente, ou reflete

Cozinhar, fazer exercícios, dormir, e refletir são componentes essenciais de pessoas felizes e saudáveis. Podemos não ser sempre capazes de fazer todas essas atividades o suficiente, mas se você nunca realiza alguma delas, certamente precisa de mais autocuidado.
Essas mesmas atividades -realizadas sozinho- são autocuidado.
O que fazer: Comece adicionando essas atividades em sua vida e removendo aquelas que não estão te apoiando. Uma vez que você começar a inseri-las em sua vida e perceber como fazem você se sentir bem, provavelmente vai dedicar-se mais a elas.
7.Um dia de folga parece estranho
Se um dia de folga parece estranho para você, você precisa dele mais do que ninguém. Aproveite.O que fazer: passe o tempo fazendo atividades que iluminam a tua alma, sejam caminhadas, yoga, uma aula de culinária, escrever, visitar os amigos, ou ler.
Praticar o autocuidado nos permite mostrar-nos como o melhor de nós, fazermos o nosso melhor trabalho, e vivermos com intenção. Assim, embora possa parecer difícil fazer isso acontecer em primeiro lugar, é algo que irá guiá-lo a mostrar-se neste mundo como um ser humano melhor.
Autocuidado não é um sinal de fraqueza. É um sinal de amor-próprio.
Fonte: https://osegredo.com.br/2016/07/7-sinais-de-que-voce-deve-se-cuidar-melhor/
0 comentários:
Postar um comentário