O que significa "vinho canônico"? | blogdosvinhos 

Fonte: https://blogdosvinhos.com.br/

 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o termo ou visto esse tipo de vinho à venda em lojas online. O vinho canônico, também conhecido como vinho litúrgico ou vinho de missa, é um vinho produzido especialmente e usado pelos padres nas missas católicas, durante o sacramento da eucaristia. A Igreja Católica tem regras bastante rígidas para a execução e elaboração desse vinho.

A legislação canônica

O código de leis canônicas dizem que o vinho deve ser natural, ou seja, bebidas artificiais que tenham aparência e o gosto de vinho não são aceitas. O vinho deve ser produzido a partir de uvas, descartando vinhos que são feitos a partir de outras frutas. Além disso, o vinho não pode estar estragado. Por fim, a lei canônica referente a essa questão diz que uma pequena quantidade de água deve ser adicionada ao vinho da eucaristia.

Por que a água? Porque tradicionalmente, no tempo de Cristo, o vinho bebido era misturado a um pouco de água, então presume-se que assim deve ter sido feito, também, durante a Última Ceia.

É comum pensar que, já que o vinho representa o sangue de Cristo, o vinho precisaria ser tinto. Porém, a cor é irrelevante. O mais popular vinho de missa consumido no Brasil, por exemplo, é rosado. Já os padres europeus, inclusive em Roma, dão preferência ao vinho branco para evitar manchas nos tecidos do altar e em suas vestes. Isso é importante porque as peças não poderão ser lavadas, pois não se lava o “sangue de Cristo”.

As características do vinho canônico

O vinho rotulado como canônico muitas vezes costuma ser doce e as variedades de uvas utilizadas no processo de fabricação dos vinhos de altar podem ser de Vitis Vinifera ou híbridas americanas. No Brasil, as mais comuns costumam ser Moscato, Saint-Emilion e Isabel, tendo como resultado um vinho rosado.

Ele também costuma receber adição de álcool etílico.  O elevado teor alcoólico e a grande concentração de açúcar cumprem a função de conservar o produto por mais tempo, já que o vinho tem um consumo lento – um pequeno volume a cada missa -, e precisa durar mais tempo na garrafa. A graduação alcoólica normalmente fica em torno de 16%.

O vinho canônico no Brasil

No Brasil, destaca-se o rótulo do Vinho Canônico produzido e comercializado pela Vinícola Salton, que começou a fazer vinhos para missa há mais de 70 anos. Os primeiros exemplares foram feitos sob encomenda de um padre espanhol que solicitou à empresa, localizada em Bento Gonçalves, que produzisse um vinho de missa semelhante ao que ele estava acostumado a usar na Europa (ou seja, mais licoroso e doce ).

O Vinho Canônico da Salton atualmente atende a igrejas de todo o país, com autorização da Cúria Metropolitana. São produzidos mais de 300 mil garrafas por ano – 80% são comercializados para as igrejas. O restante pode ser comprado pelo consumidor comum, por quem aprecia vinhos mais doces.

Apesar de se elaborado para ser servido durante a celebração da santa missa, o Vinho Canônico da Salton pode ser harmonizado com sobremesas como doces, compotas, tortas e como aperitivo.

 

Fonte: https://blogdosvinhos.com.br/o-que-significa-vinho-canonico/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top