Pensamentos intrusivos

 

São pensamentos indesejáveis que podem surgir em nossas mentes sem qualquer aviso. Eles costumam ser desagradáveis, estressantes e até violentos. É comum o mesmo cenário aparecer de novo e de novo, causando perturbação emocional.

 

Tipos de pensamentos intrusivos


Alguns tipos de pensamentos intrusivos, são:

 

Autoestima: representa pensamentos que nos fazem sentir incômodo com nossa aparência. Nesse caso, pode, também, estar relacionado a algum tipo de ansiedade.

Obsessivos: são pensamentos desagradáveis, constantes e insistentes. Além disso, são indesejados. A pessoa que os tem sente culpa por tê-los por não concordar com o conteúdo deles buscando não seguir como fazer o que eles sugerem que ela faça.

Relacionamentos: acontecem quando pensamos sobre pessoas com as quais nos relacionamos, nossa família, amizades e colegas de trabalho. Quando esses pensamentos surgem, trazem a ideia de que não somos dignos do amor que recebemos.

Religiosos: são ideias provocadas pela sensação de se estar cometendo um pecado. Nesse caso, a pessoa acredita estar agindo contra a vontade de deus.

Sexuais: são pensamentos conectados às ideias baseadas em desejos eróticos com pessoas onde seria impensável ter uma relação. Como familiares ou colegas de trabalho.

Assim existem outros tipos de pensamento, basta observara-los.:

 

Pensamentos automáticos 

Os pensamentos automáticos (PAs) são cognições rápidas e espontâneas que atuam na fronteira da consciência. A ocorrência de PAs tem influência sobre como os pacientes interpretam e reagem a situações do dia a dia, inviabilizando uma percepção clara da realidade. 

Pensamentos em geral 

Todos nós temos um monte de pensamentos negativos todos os dias. Estima-se que temos em torno de 70.000 pensamentos por dia. E acredite quando eu digo; para 90% das pessoas 90% desses pensamentos diários são pensamentos negativos. 

Podemos parar com os pensamentos negativos?  

A resposta simples é: mude os seus diálogos internos.  


Breve comentário: 


O ideal é fazer uma auto-observação da mente, analisando os pensamentos que são criados no decorrer do dia, como que uma meditação mental interna e em silêncio, seria até mesmo interessante anotar tais pensamentos como uma forma de autoconhecimento.

Se torna importante observarmos nossa mente temos também pensamentos que são criado por nós a cada momento, por exemplo, faça essa experiência, pense em algo ( pense em um bolo ), logo e muito rapidamente será criado tal pensamento, logo a auto-observação é muito importante, assim devemos questionar certos tipos de pensamentos se são positivos ou negativos.

 

Fontes: 

Pensamentos Intrusivos: o que são e como lidar com eles? | Vittude

Pensamentos automáticos: como avaliar e tratar | Blog do Secad (artmed.com.br)

Pensamentos Intrusivos: tipos, exemplos e como evitar - Psicanálise Clínica (psicanaliseclinica.com)



0 comentários:

Postar um comentário

 
Top