Pergunta ?




Bom, meu questionamento e sobre a alma após a morte já alma se refere a pessoa em corpo e espirito, logo como um padre disse: " Só temos vida se o corpo esta unido a alma, logo na vida futura não vivemos somente em alma ou espirito como os espíritas dizem, mas teremos um novo corpo unido a sua alma. Assim esta correto minha conclusão ??





Resposta : 





Está correta sua conclusão.





1. A Igreja crê na ressurreição dos mortos.






2. A Igreja entende que a ressurreição se refere ao homem todo; para os eleitos, ela outra não é senão a extensão da própria ressurreição de Cristo aos homens.


3. A Igreja afirma a continuação e a subsistência, depois da morte, de um elemento espiritual dotado de consciência e vontade, de modo a existir no tempo intermédio o próprio ‘eu humano’, carecendo porém do complemento do corpo. Para designar este elemento, a Igreja emprega o termo ‘alma’, consagrado pelo uso da Sagrada Escritura e da Tradição. Embora não ignore que este termo possui diversos sentidos na Bíblia, julga, todavia, que não se pode dar nenhuma razão válida para rechaçá-lo e, ao mesmo tempo, julga ser absolutamente necessário um termo de linguagem para sustentar a fé do cristãos.


4. A Igreja exclui toda forma de pensamento ou de expressão que torne absurdo ou ininteligível seu modo de orar, seus ritos fúnebres, seu culto dos mortos - realidades estas que, substancialmente, constituem lugares teológicos.


5. A Igreja, em conformidade com as Sagradas Escrituras, espera ‘a gloriosa manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo’, que, aliás, ela crê distinta e ulterior em comparação com a condição dos homens imediatamente após a morte.


6. A Igreja, em seu ensinamento sobre a condição do homem depois da morte, exclui, porém, qualquer explicação que esvazie o sentido da Assunção da Virgem Maria no que tem de único; a saber, nesse sentido, que a glorificação corpórea da Virgem é a antecipação da glorificação reservada a todos os eleitos.


7. A Igreja, em adesão fiel ao Novo Testamento e à Tradição, crê na felicidade dos justos que um dia estarão em Cristo. Ela crê no castigo eterno que espera o pecador, que será privado da visão de Deus, e na repercussão desta pena em todo seu ser. Crê, enfim, que para os eleitos possa haver uma eventual purificação prévia à visão divina, totalmente diversa, porém, do castigo dos condenados. É isso que a Igreja entende quando fala do inferno e do purgatório.


Quando se trata da condição do homem depois da morte é preciso precaver-se, de modo especial, do perigo de representações arbitrárias e baseadas só na imaginação, pois seus excessos formam parte importante das dificuldades que amiúde a fé cristã encontra. As imagens usadas pela Sagrada Escritura, no entanto, merecem respeito. É necessário compreender o significado profundo das mesmas, evitando o perigo de atenuá-las demais, pois isso vale muitas vezes a esvaziar de seu conteúdo as realidades que estas imagens representam.


Nem a Sagrada Escritura, nem os teólogos fornecem luz suficiente para uma descrição adequada da vida depois da morte. Os fiéis cristãos devem manter firmemente estes dois pontos essenciais: por um lado, crer na continuidade fundamental existente, em virtude do Espírito Santo, entre a vida presente em Cristo e a vida futura (pois a caridade é a lei do reino de Deus, e pela nossa caridade exercida na terra se medirá nossa participação na glória divina no céu); mas, por outro lado, o cristão deve estar consciente da ruptura radical que há entre a vida presente a futura, já que a economia da fé é substituída pela economia da luz plena, e nós estaremos em Cristo e ‘veremos Deus’; e nestas promessas e mistério consiste essencialmente nossa esperança. se a imaginação não consegue chegar até aí, o coração chega instintivamente e em profundidade." (DH 4650-4659)





Como se vê, a doutrina acima é bastante clara quanto à crença católica de que somente existirá uma ressurreição no final dos tempos, que não será simbólica, mas abrangerá o corpo e a alma do indivíduo. Como isso acontecerá é um mistério inalcançável à mente humana.


No ano de 1990, a Comissão Teológica Internacional, ligada à Congregação para a Doutrina da Fé, emitiu um parecer - sem caráter doutrinal - intitulado "Algumas questões atuais de escatologia", que fala que a ressurreição somente acontecerá na chamada parusía, ou seja, na volta de Jesus Cristo, num acontecimento histórico e futuro, derrubando por terra os dizeres dos teólogos modernistas.


Além disso, a Igreja deixa claro que somente Maria Santíssima ressuscitou, na chamada "Assunção", todos os demais aguardam a volta de Jesus Cristo, embora seja sabido que a causa da ressurreição de todos, no final, é a ressurreição do próprio Cristo, fonte da ressurreição de todos os mortos e vivos. Na glória de Deus todos estarão de corpo e alma.





Fonte: Grupo dúvidas católicas


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