Andei pesquisando algo sobre a importância da Igreja no processo democrático no Brasil na época do período do regime militar, é encontrei um texto de Renato Cancian que trata exatamente desta influência que a Igreja teve durante este tempo marcado por torturas, mortes é enfim muita violência que o regime gerava no seio da sociedade brasileira.

Muitos criticam o papel da Igreja sem saber que a mesma foi uma grande conciliadora e pastora das pessoas que recorriam a ela em busca de ajuda é podemos agradecer a ela pelo término desse tempo tão obuscuro de nossa história. Clique no link abaixo que será direcionado para no artigo pesquisado fonte educação uol.


Um filme recomendado para saber e entender como eram as ações durante o regime militar se chama batismo de sangue.

Veja também um trecho retirado do blog http://historiandonanet07.wordpress.com sobre o pensamento da CNBB na época da ditatura

A adoção de posições mais críticas pela igreja e pela CNBB também está relacionada ao dinamismo que a Conferência adquiriu durante esses anos e em função do recrudescimento da repressão. Astorturas praticadas em São Paulo, as perseguições contra os camponeses na Amazônia e contra os eclesiásticos nordestinos afetaram diretamente a Igreja no Brasil. No ano de 1970, um documento muito mais enfático foi divulgado pela CNBB, que dizia:
Não podemos admitir as lamentáveis manifestações da violência, traduzida nas formas de assaltos, seqüestros, mortes ou quaisquer outras modalidades de terror. Pensamos primeiramente no exercício da JUSTIÇA, que, sinceramente, cremos estar sendo violentado, com freqüência, por processos levados morosa e precariamente, por detenções efetuadas em base a suspeitas ou acusações precipitadas, por inquéritos instaurados e levados adiante por vários meses, em regime de incomunicabilidade das pessoas e em carência, não raro, do fundamental direito de defesa. Seríamos omissos se não frisássemos, neste momento, nossa posição firme contra toda e qualquer espécie de tortura. (Documento da Décima Primeira Assembléia Geral da CNBB, SEDOC, 3 (1970-1971): 85-86 APUD MAINWARING Igreja Católica e Política no Brasil (1916-1985). São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.p.130.)


Veja também mensagem aos cristãos.

Clique aqui



Autor: Anderson O. de Sampaio



0 comentários:

Postar um comentário

 
Top