Segundo o dicionário on line Priberam da lingua portuguesa pessoa leiga é:




Latim laicus, -a, -um, comum, ordinário;


1-Que ou quem não pertece ao clero; Não fez votos religiosos=Laico;Secular .


2-Que o quem não tem conhecimentos especializados em determinada área (ex: Sou leigo na matéria);


3-Serviçal do convento que não tinha ordens.



De acordo com Catecismo do jovem o significado de leigos vem do grego laos = povo, é um estado comum dos batizados que pertecem ao Povo de Deus, mas não são ordenados.






Tendo tais definições em mente agora podemos ter um simples debate conosco mesmo, será que continuaremos leigos ou buscaremos o conhecimento mais profundo sobre nossa religião ou nossa Igreja, claro que já sabemos o essêncial, mas devemos obter mais conhecimentos pois com mar de seitas por toda parte desejando um novo membro devemos ser fortalecidos por pilares da Igreja que são:




- Sagrada Escritura;


- Magistério da Igreja;


- Sagrada tradição.




A fonte principal de estudos está na Sagrada Escritura pois nela encontramos os principais ensinamentos de Jesus Cristo que é Nosso Mestre.


Podemos citar um documento que estar ligado ao segundo item que é o magistério da Igreja, o catecismo, nele estão contidos os ensinamentos dos padres da Igreja. O mesmo foi elaborado para clarear mais nossas mentes sobre diversos questinamentos, lá encontraremos por exemplo sobre o direito da greve e sobre justiça social e muitos assuntos interessantes.


O terceiro item temos a sagrada tradição, um bom exemplo é a Santa Missa. Na Santa Missa não só lembramos ou recordamos da última ceia, mas na verdade é como que estivéssemos voltando ao tempo, é como que o próprio sacerdote fosse Jesus. Outros exemplos de tradição são o batismo, o crisma, os tempos e périodos que se comemoramos a páscoa, assim como a semana santa.


Então continuaremos sendo somentes leigos, ou conhecedores da palavra e da Igreja ? Esta questão fica para ser respondindo por cada um de nós. Mas principalmente devemos ser pensadores pois a palavra veio para libertar todos por completo, vamos pedir também a ajuda do Espirito Santo para nos iluminar no caminho da verdade, pois Jesus disse: " Não se pode esconder um lâmpada..."...ou vocês são o sal...", paremos um tempo e meditemos nas palavras do Senhor e podemos notar o ritmo frenético que estamos vivendo como se fossemos máquinas.


Obs: Não esqueçam de ler as notas de rodapé da Bíblia, tiram e muito nossas dúvidas.




Temos um "sistema operacional" ?: é um questão de autoconhecimento




Bom como em artigo anterior sobre a semelhança entre nós e os computadores deve ter criado dúvidas vou tratar de uma outro assunto que nós realmente temos um "sistema operacional", veja que coloquei entre aspas, pois não se trata de um software como há nos computadores.
Vamos agora tentar nos lembrar de nossa infância, notaremos que não recordaremos de muitas coisas principalmente quando estavamos ainda no berço, ou seja, conclui-se que nossa memória ainda esta em formação e ainda podemos dizer que não temos ainda uma capacidade de aprender algo devido a este estágio de aprededizagem.
A medida que vamos crescendo vamos adquirindos novos conhecimentos e com esses aprendemos a realizar certas tarefas, mas quando ainda crianças temos conhecimentos básicos que já nascem conosco como por exemplo choram quando sentimos fome ou se somos machucados, veja que já temos um "sistema operacional" básico que já nasce em nós, ou seja, são nossos conhecimentos básicos para sobreviver e interagir com o meio, a medida que vamos subindo um degrau na caminhada pela vida vamos adquirindo novos conhecimentos e se tornamos mais independentes por assim dizer e com isso nosso "sistema operacional" vai se ampliando com o aumento de conhecimentos, sendo boa parte deles adquiridos através da observação um simples exemplo é de acender uma lâmpada ou então escrever, veja que devemos seguir passo à passo para que uma dessas tarefas ou qualquer tarefa seja realizada é como seguir uma receita de bolo, veja que nela há uma seguência a ser seguida, pois se pularmos umas delas o resultado não será como o esperado, da mesma é se acerdermos um vela se não efetuarmos os passos corretos não iremos acender a mesma, parece simples, mas não percebemos os passos e conhecimentos que devemos ter para realizar uma tarefa mesmo que seja simples, realizamos já de forma tão rápida que nem percebemos pois já estão inseridas em nossas mentes que realizamos automáticamente.
Enfim por isso não somos máquinas, somos tão complexos que a ciência ainda tenta descobrir os mistérios que há em nossas mentes e os segredos do cerébro. Este postagem é exatamente para despertar em nossas mentes que estão adormecidas pelos conceitos, padrões e opiniões que o mundo nos submetem, com uma mente livre somos mas felizes, criativos e podemos ajudar os demais, um exemplo eram os apóstolos sendo homens com pouco instrução se tornaram lideres e mensageiros da boa nova, que você seja um também.









"Desperta tu que dormes"


Efésios - 5,14  



"espírito é que dá vida." 

Jesus Cristo





Veja também mensagem aos cristãos.
Clique aqui




Autor: Anderson O. de Sampaio

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top