Catarse é um termo grego (kátharsis) que significa purificação do espírito humano, ou seja, é um livramento das imperfeições. A catarse é o método de expulsão, pois coloca para fora aquilo que é anormal à natureza humana em sua totalidade. A pintura, a música, o cinema, o teatro, entre outras formas de apreciação, podem ser consideradas formas de gerar uma catarse.

Essa expressão é originária da cultura ocidental e utilizada em diferentes contextos, dentre eles: filosofia, psicologia, educação e religião, por exemplo. Esse termo foi desenvolvido pelo filósofo Aristóteles na obra “Poética”, durante a Grécia Antiga. De acordo com ele, a catarse é ativada por uma tragédia e isso é que provoca uma descarga emocional.

Dessa forma, a catarse é classificada como uma ação de caráter elevado, uma réplica reproduzida por meio de atores que representam o drama, e não apenas por recitar um texto finalizado. Sendo assim, uma atuação dramática vai da alegria à tristeza, de uma extremidade a outra. O efeito disso é a ordenação ou a purgação das emoções. Por outro lado, trata-se de uma exclusão de substâncias indesejáveis ou forma de transformação dos afetos através das cerimônias sigilosas.

É possível observar a catarse em diversas atividades diárias como, por exemplo, ao assistir uma cena de filme que provoque um descarregamento de sentidos e emoções em quem está assistindo. Outro ambiente em que a catarse pode ser notada são os programas de auditório com forte apelo emocional. 


Catarse na filosofia 


Na filosofia, a catarse surge em "Poética" (obra de Aristóteles), onde foi classificada como uma prática que tornava puro os sentimentos, sempre referindo-se aos impactos da tragédia, característica própria da cultura grega antiga. No teatro grego, os atores por meio de uma conveniente representação, geravam temor e piedade na plateia, incitando uma admiração confiável e eterna.

Essa emoção teatral provocada no interior dos espectadores era considerada uma terapia, por solucionar questões intrínsecas aos seres humanos, alterando-lhes de maneira a oferecer-lhe a paz interior.

Aristóteles analisou os hábitos da plateia durante as apresentações e notou que o drama só seria concluído como arte se conseguisse estimular as retenções afetivas do público, ocasionando um exorcismo coletivoO filósofo compreendeu também a representação dramática como uma cerimônia fármaco-espiritual. Para ele, era um tipo de remédio que agia no particular de cada indivíduo e aquilo possibilitava a compreensão dos desentendimentos particulares, além de poder repelir as aflições e encontrar a calmaria, o equilíbrio de espírito. 

Aristóteles apresenta a noção de catarse da seguinte forma:
“[...] a tragédia é um mimeses de uma ação nobre, completa e de certa extensão, em linguagem embelezada separadamente pelas diversas formas de cada parte; é mimeses que se realiza por agentes e não por uma narrativa, e que conduz, através da piedade e do temor para a purificação (catarse) de tais emoções.”

Aristóteles enxergava o conceito de catarse como a descarga de sentimentos e emoções que seriam desprendidas do ser após apreciação de situações. (Foto: Wikipédia)

Catarse na medicina


Na medicina, a catarse refere-se à expulsão de um elemento prejudicial ao organismo por meio de purgativos, pois o indivíduo colocava para fora aquilo que esta lhe fazendo mal. A “purificação” na medicina poderia ser feita por meio do vômito, fezes, suor, urina, e também por meio de sangramento.

A medicina passou a utilizar o termo para caracterizar as funções do sistema digestivo. A partir disso, derivou-se o vocábulo purgante, substância que limpa ou desintoxica o intestino. 

Catarse na psicologia e psicanálise 


Já na psicologia, a expressão é utilizada como uma forma de liberar tudo aquilo que aflige, que se pensa sobre alguma situação ou pessoa. É compreendido como um desabafo e, assim, a pessoa experimenta um estado de alívio por ter posto tudo para fora em forma de palavras, por exemplo. 

Nessa área, a catarse é uma liberdade em referência a alguma situação opressora, podendo ser psicológica como também cotidiana. Porém, esse processo precisa ser feito através de uma resolução que se apresente eficaz o suficiente para que ocorra o resultado esperado. 

De acordo com Josef Breuer e Sigmund Freud, a catarse seria um método psicoterapêutico. Dessa forma, afastaria os afetos doentios e teria o propósito de lembrar de uma situação traumática. Assim, faria com que a pessoa expelisse aquela situação e fosse purificada no seu interior. Freud, então, passou a utilizar a técnica da hipnose para que o indivíduo tivesse essa descarga emocional.


Para Freud, a catarse seria um método psicoterapêutico. (Wikipedia)


Na psicanálise, a catarse é tida como o processo terapêutico, pois pretende descarregar as perturbações psíquicas da pessoa, assim como o nervosismo, as tensões, a angústia, a ansiedade, a partir de uma provocação de uma explosão emocional ou de outras formas. Isso tem como finalidade trazer à consciência do paciente os sentimentos ou experiências que estavam reprimidas no inconsciente. 

Catarse na educação


Na educação, a catarse acontece a partir do momento em que o aluno começar a perceber que a realidade do mundo que ele conhecida como algo natural, não é precisamente dessa forma, mas sim histórica, visto que foi constituída pelo homem em determinado tempo e lugar, com as devidas intenções políticas, econômicas implícitas ou explicitas. 

Este é o momento de avaliação educacional, pois representa o crescimento do aluno, já que ele consegue perceber como foi realizada essa apropriação do conteúdo, como conseguiu solucionar os questionários, como reconstituiu sua metodologia de concepção da realidade social e como foi possível passar da síncrese (ponto de partida de determinado assunto, sendo o momento de explicitar a visão de conjunto do todo) à síntese (a observação do conteúdo dos documentos incorporados às reflexões obtidas durante a desconstrução ou reconhecimento das partes até então estudadas). 

Catarse na religião


Na religião, a expressão relata o período em que o fiel demonstra uma emoção ou um momento de total encantamento que foi obtido após uma confissão, celebração religiosa ou oração.

O indivíduo experimenta um certo êxtase religioso, sente-se em um estado de purificação, criando assim, uma ligação, uma comunhão com Deus.

Resumo sobre catarse


Catarse significa purificação do espírito humano e vem do grego kátharsis. Ele pode ser considerado um método de expulsão, pois coloca para fora do corpo aquilo que é anormal à natureza.

Diversas expressões artísticas são capazes de gerar catarse, como a pintura, a música, o cinema e o teatro. Além disso, a catarse pode ser empregada em diversos contextos, como filosofia, psicologia, educação e religião.

Sendo assim, é possível classificar a catarse como uma ação de caráter elevado, uma réplica reproduzida por meio de atores que representam o drama, e não apenas por recitar um texto finalizado. 

 

 

Fonte : 

 

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=zGKw7UFKO6o 

 https://conceitos.com/catarse/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catarse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top