A Mensagem Subliminar  é  a  arte  da  persuasão  inconsciente. Ela  trabalha  com o 
subconsciente  das pessoas. Dá­se  o nome  de  mensagem ou  propaganda subliminar  toda 
aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto 
visual. Embora  não possamos identificar esta  absorção  da  informação, o nosso 
subconsciente  capta­a  e  ela  é  assimilada sem nenhuma  barreira  consciente, e  aceitamo­la 
como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são mensagens que nos são enviadas ocultas, abaixo dos
limites da  nossa  percepção consciente,  e  que  vão influenciar  nossas escolhas, atitudes, motivar  a  tomada de  decisões posteriores. Subliminares são mensagens que  entram na 
nossa  mente  de  contrabando, como vírus de  computador que fica inerte,  latente,  e só é 
ativado na hora certa. Elas se  dão da  seguinte  forma:  o  tempo todo  nós estamos tomando decisões, selecionando informações, e ao encontrar uma mensagem o nosso entendimento gasta um 
certo tempo para discernir se ela é boa ou má, e logo depois se deseja aceitá­la como sua ou 
colocar­se contraria a ela. A subliminar é colocada de forma que fica imperceptível a nossa 
visão e  audição mas pode  ser  captada pelo nosso inconsciente. Quanto mais rápida é 
colocada a mensagem menor é a capacidade de podermos escolher acolhê­la ou não, então 
ela entra livremente e fica gravada, influenciando­nos em outras decisões posteriores. A psicologia  defini a  mensagem subliminar  como qualquer  estímulo produzido 
abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. As
mensagens ou  propagandas subliminares são veiculadas nos mais diversos canais de 
comunicação como TV, cinema, radio, historias em quadrinhos, revistas, RPG, fliperamas, vídeo games, músicas, informática, teatro, jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines, etc. 
Experimento Vicarista ocorrido em Fort Lee, New Jersey ­ EUA em 1956
Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial,
taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE e EAT
POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta 
um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do 
projetor do filme ­ cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por segundo ­ e fica repetindo 
a imagem ( sobreposta ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento.
Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor
emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide 
era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a 
repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as
vendas da Coca­Cola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados caso 
fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que o emprego de 
mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo (direcionadas assim ao 
hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. Wilson
Brain Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de impressões
visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da 
Coca­Cola, nos quais até quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando 
pessoas e cenários diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido, aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de vídeo 
clipe, muitas tomadas ou cenas em segundo, é um claro exemplo da fórmula proposta: 
SUBLIMINAR= > Maior quantidade de informação (dividido por)
< Menos tempo de exposição 
A mensagem subliminar infelizmente é altamente utilizada para divulgar ideologias
como por exemplo a liberdade sexual, ou para incentivo do uso de drogas como bebidas e 
cigarro podendo também ser usadas didaticamente e terapeuticamente na cura fobias e 
traumas psíquicos. 





Fonte: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Linguagem%20Visual/mensagem_subliminar.pdf

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