No Espiritismo, o "apará" é um tipo de médium que realiza a incorporação de espíritos, tanto de Luz (como caboclos, pretos-velhos e médicos) quanto de entidades consideradas cobradoras. Diferencia-se do "doutrinador", que lidera os rituais sem se incorporar. O apará, portanto, é o médium que assume a personalidade e o comportamento da entidade que está incorporando.
Em resumo:
- Apará: Médium que se incorpora, ou seja, permite que um espírito tome posse do seu corpo e fale através dele.
- Doutrinador: Médium que guia e dirige os trabalhos espirituais, mas não se incorpora.
Detalhes adicionais:
- A incorporação é um processo de comunicação com o mundo espiritual, onde o espírito toma controle do corpo do médium para transmitir mensagens, orientações ou realizar trabalhos.
- A figura do apará é muito importante em alguns centros espíritas, como o Vale do Amanhecer, onde é comum a incorporação de caboclos e pretos-velhos.
- A Tia Neiva, figura importante na história do Vale do Amanhecer, é considerada um exemplo de médium apará, de acordo com o Instagram.
- No Vale do Amanhecer, os aparas são responsáveis por transmitir mensagens e orientações das entidades, além de realizar trabalhos de cura e assistência espiritual.
Considerações:
- O termo "apará" também pode ser utilizado para se referir a um médium que auxilia na condução dos trabalhos espirituais, mas sem se incorporar.
- A importância do apará pode variar de centro espírita para centro espírita, dependendo das práticas e crenças de cada um.
Breve comentário: Por meio da tecnologias pode hoje projetar a
consciência, sinteticamente como o filme Avatar.
Fonte: Google.com
0 comentários:
Postar um comentário